Dicas para manutenção do Ar-condicionado Automotivo

No verão, quando as temperaturas sobem, o pára-brisas torna-se um fator importante. Também é cada vez mais importante manter uma temperatura mais baixa no interior do veículo.

Deve-se tomar especial cuidado para garantir que o sistema de ar condicionado do veículo esteja funcionando da maneira mais eficiente possível. Isto inclui a limpeza do sistema e a substituição do filtro da cabine.

O filtro de ar da cabine é usado para controlar o fluxo de ar do sistema de ar condicionado do carro e normalmente está localizado atrás do porta-luvas. No entanto, também pode ser localizado sob o painel de instrumentos.

Sua finalidade é evitar que sujeira, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas entrem no sistema de ar condicionado e, assim, na cabine e nos passageiros.

De acordo com um estudo da GL Treinamentos ar condicionado, a concentração de poluentes dentro do veículo pode ser muito maior do que fora, se o filtro não for trocado a tempo. Isto pode levar a doenças alérgicas e respiratórias, como resfriados, sinusite, asma, bronquite e até mesmo pneumonia.

“Quando os dutos estão saturados com sujeira e bactérias, o ar no carro fica poluído e os passageiros respiram um vento bastante sujo. Além disso, o vento condicionado dentro do carro pode fazer com que o compressor eólico funcione, o que aumenta o consumo de combustível”, diz Gilyard.

Como posso saber quando é hora de trocar o filtro?

O filtro da cabine tem certos sinais que indicam que é hora de trocá-lo (ou que é tarde demais). Se um motorista notar que o ar condicionado está perdendo energia mesmo após o carro ter esfriado, ou se o carro cheirar mal, talvez seja hora de trocar o filtro.

Há também uma maneira mais fácil de verificar se é hora de trocar o filtro. “Muitas vezes o filtro terá vários indicadores visuais que deixam claro que ele precisa ser substituído, como partículas escuras de poeira e sujeira”, diz ele.

O filtro de ar de cabine de um carro também pode apresentar outros sinais, tais como rachaduras ou danos ao papel, ou um acúmulo de sujeira entupindo os poros do papel. “É importante lembrar sempre de não lavar ou pulverizar os filtros. O motorista pode deteriorar ainda mais as fibras e piorar a situação”, adverte ele.

Para evitar tais problemas, é importante considerar a vida real do filtro, que depende da porcentagem de contaminação pelo vento. Por exemplo, nas áreas urbanas, Giliard Mota recomenda a substituição dos filtros de cabine pelo menos a cada seis meses a um ano.

Este período pode ser ainda mais curto se o veículo for utilizado em áreas com altos níveis de sujeira e poeira. “Dados estes períodos, é importante realizar verificações regulares”, salienta ele.

“Agora também oferecemos filtros de cabine de carvão ativado, que não só retêm todos os poluentes, mas também ajudam a evitar que odores do vento externo entrem na cabine”, conclui Mota.

A GL Treinamentos que representa o  Curso de Ar Condicionado Automotivo Linha Leve e Pesada recomenda que todos os filtros sejam trocados durante uma troca de óleo.

É importante que os proprietários de veículos assegurem que o óleo, o vento, o combustível e os filtros de cabine sejam completamente trocados, especialmente o filtro de cabine, que está diretamente relacionado com a saúde dos ocupantes. A instalação de um novo filtro também tem a vantagem de manter o sistema de ar condicionado limpo, como os dutos e tubos de escape pelos quais o vento passa.

Veja isso:

O que é PHP e como dar os primeiros Passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.